HORÁRIO DAS SESSÕES Todas as Segundas as 20:00 Última atualização: 29/08/2017
Área administrativa

Intervenção artística abre II Festival da Reforma

Os alunos das escolas municipais de Querência do Norte (700 km da Capital, extremo noroeste do Paraná) tiveram uma surpresa especial na tarde desta terça-feira (12.11). Durante as atividades escolares a atenção se voltou para a porta da sala de aula. Era o som contagiante do Grupo ‘Siricutico’, de Curitiba, que fazia o convite para que todos fossem ao pátio.

Música, movimento e muita animação alegraram a rotina dos pequenos querencianos. A atividade faz parte do II Festival Esportivo e Cultural da Reforma Agrária, que teve início na terça-feira (04.12) e vai até domingo (9). O evento tem como objetivo promover a integração e a troca de experiências entre os assentados e a comunidade.

Em 2011 o evento contava apenas com apresentações artísticas locais. Neste ano a programação foi incrementada. De acordo com o coordenador do Festival, Luiz Henrique Martins, em 2011 foi realizado o projeto piloto e depois de uma avaliação se constatou que havia a necessidade de oportunizar à comunidade do município o intercâmbio cultural. “Vimos que era preciso não apenas assistir o que eles produziam de arte, mas também levar até eles outras expressões culturais”.

Ao que depender de quem assistiu a intervenção do Siricutico, a ideia foi aprovada. A confirmação estava visível nos olhares curiosos e nos sorrisos estampados nos rostos das crianças durante a apresentação. Mas não foram apenas os alunos que aprovaram. Com o celular na mão o zelador da Escola Municipal Monteiro Lobato, Edinaldo da Silva França filmava tudo. “Meu filho estuda aqui de manhã, vou levar pra ele assistir”, contou.

O zelador absorveu tanto a ideia que deu sua opinião crítica sobre o que tinha acabado de assistir. “Achei fantástico! Temos muitas crianças inteligentes em nossa escola e que precisam ser estimuladas para outras formas de expressão, e esta apresentação aqui vai servir para que muitos deles aqui possam desenvolver o gosto pela arte”, argumentou.

Quem também aprovou a iniciativa foi a diretora da Monteiro Lobato, Eunice Costa. “Isso desenvolve neles o gosto pela arte”, comentou. De acordo com a diretora, é a primeira vez que esse tipo de atividade foi oferecido para a comunidade escolar. “É uma ideia que serve de referência para o município, pois seria muito bom ter nas escolas um projeto de musica e teatro”, sugeriu.

O Siricutico
Formado por Telecoteco (Marcel Cruz), Maricota (Mariana Ribeiro), Beleléu (Marc Olaf), Firuleca (Isadora Flores), o Grupo Siricutico tem uma linguagem própria e faz um show interativo aliando a arte, a criação e o divertimento. “Isso é essencial para todos, pois apesar de ser um espetáculo infantil foi montado para ser apreciado também por adultos, levando a música, a interação cênica e o despertar lúdico em crianças de todas as idades”, dizem os integrantes do grupo. Em suas apresentações, o Sircutico tem no repertório canções populares e de domínio público que vão das cantigas de roda ao rock n’ roll.

Programação aliada ao aniversário de Querência
As manifestações artísticas culturais vão até sexta-feira (7) quando acontece a abertura oficial do II Festival Esportivo e Cultural da Reforma Agrária. Fazem parte da programação do cerimonial, as apresentações culturais de escolas municipais do campo e shows com o grupo de viola caipira Saci-Arte, formado por artistas da Reforma Agrária, e Siricutico.

Outro incremento nesta edição do Festival foi a adequação do calendário com as festividades do aniversário do município. Criado em 1955, nesta quarta-feira (5) Querência do Norte comemora 57 anos de emancipação político administrativa. Com economia baseada na produção agrícola, principalmente o arroz e a mandioca, o município de cerca de 12 mil habitantes conta também com estrutura pesqueira que atrai turistas de todo o Paraná e de outros estados.

No sábado e domingo acontecem o torneio de futebol sete masculino e futsal feminino. Este ano participam 16 equipes masculinas e oito femininas.

O II Festival Esportivo e Cultural da Reforma Agrária é promovido pela Secretaria Estadual do Esporte em parceria com a prefeitura municipal de Querência do Norte.

COM/SEES
Secretaria de Estado do Esporte